Arquitetura Corporativa – Vantagens do uso do piso elevado
A rotina de trabalho de muitas pessoas, para não dizer a maioria de nós, é baseada em longos períodos dentro de escritórios, expedientes esses que são muitas vezes estressantes e cansativos. Mais do que oferecer horários flexíveis ou permitir dress code mais informal, é possível evitar o desgaste desnecessário dos funcionários combinando produtividade, bem-estar e conforto por meio da Arquitetura Corporativa.
Esse segmento da arquitetura visa analisar e desenvolver espaços com a finalidade de proporcionar ambientes de trabalho que sejam ao mesmo tempo produtivos e agradáveis aos funcionários, sem esquecer da seriedade que esse tipo de espaço demanda e da identidade de cada cliente.
Dentro dos projetos de Arquitetura Corporativa, a parte elétrica tem grande influência na funcionalidade e dinamismo de locomoção dos escritórios. Nesse sentido, uma forma de otimizar o ambiente de trabalho é por meio do uso de pisos elevados, permitindo que dutos, cabeamentos e tomadas não atrapalhem as tarefas dos colaboradores e nem afetem o design do espaço.
Nesta matéria, nós aprofundamos esses temas trazendo as vantagens da adoção do piso elevado para que um projeto de Arquitetura Corporativa alcance seus objetivos e atenda às necessidades das empresas.
Quais os benefícios de investir na Arquitetura Corporativa?
A criação de um projeto de Arquitetura Corporativa eficiente demanda profissionais especializados e qualificados. Devido a isso, muitas empresas acabam enxergando esse tipo de iniciativa apenas como um gasto, e não como um investimento. Contudo, a realidade é que um bom projeto de Arquitetura Corporativa oferece uma série de benefícios que, no fim das contas, traz grandes melhorias e economias. Vamos conhecer os principais deles.
1. Confere identidade ao ambiente

Os valores de uma empresa não são criados para simplesmente estarem em um documento institucional. Eles precisam nortear a operação e a ambientação do trabalho dentro do escritório e tal identidade da marca deve aparecer nas cores, mobiliários, estrutura e decoração do espaço.
2. Promove conforto e aumento da produtividade


O objetivo da Arquitetura Corporativa é promover o aumento de produtividade dos colaboradores sem que eles deixem de ter conforto, ou seja, que se sintam bem no ambiente de trabalho. Para tanto é necessária a junção do layout adequado às atividades que serão realizadas nesse espaço com mobiliário funcional e decoração acolhedora.
3. Melhora a ergonomia e a funcionalidade dos espaços
O projeto de Arquitetura Corporativa não prevê apenas a estrutura do escritório, mas também o seu design e decoração. Assim, ele também abrange a funcionalidade e ergonomia do ambiente ao planejar espaços abertos, uso de mesas e cadeiras adaptáveis e adoção de móveis de apoio – aumentando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, resultando inclusive na redução de afastamentos por lesões e estresse.
4. Reduz custos operacionais e otimiza o espaço
Um espaço planejado para aproveitar ao máximo a iluminação natural vê o gasto com energia elétrica cair consideravelmente. Além disso, um ambiente com layout modular, permitindo adequações sem a necessidade de grandes obras, resulta em economia – algo que tem sido aplicado principalmente em coworkings.
5. Permite implementar projetos sustentáveis:
sustentabilidade não é apenas um termo em voga, mas uma necessidade da humanidade que também se reflete nos ambientes de trabalho. Corporações que prezam pela iluminação natural e uso de materiais reciclados, adotam espaços integrados e buscam por processos tecnológicos sustentáveis são melhor vistas pelos consumidores e ainda economizam dinheiro a médio e longo prazos.
O papel do piso elevado na Arquitetura Corporativa
O piso elevado consiste em um sistema que possibilita a elevação da superfície estrutural inferior de um ambiente. Com ele, é possível criar um vão livre para facilitar a passagem de cabos para a condução de energia, voz e dados, bem como tubulações hidráulicas e até mesmo dutos de ventilação para ar condicionado insuflado.
Dessa forma, o principal papel do piso elevado no projeto de Arquitetura Corporativa é promover flexibilidade para mudanças de layout e facilitar a manutenção da infraestrutura do escritório, isso sem deixar de lado a funcionalidade e a beleza do piso propriamente dito para que o espaço esteja sempre limpo e organizado.
Pisos elevados são ideais para ambientes corporativos


Porém, as implicações do uso de pisos elevados vão muito além disso. A sua implementação oferece várias outros benefícios que tornam esse tipo de solução a escolha ideal para ambientes corporativos, principalmente de empresas modernas que buscam dinamismo e eficiência em suas operações. Entre esses ganhos práticos podemos citar:
- Instalação ágil e, muitas vezes, com menor exigência de ajustes da estrutura já existente;
- Redução do custo final da obra;
- Menor gasto com obras para manutenção da infraestrutura e readequação de layout;
- Facilidade de organização dos cabeamentos;
- Flexibilidade para mudanças de mobiliário;
- Menor impacto na estética do ambiente;
- Pode atuar como melhoria para isolamento térmico e acústico.
Vantagens do uso do piso elevado: a melhor solução para esconder cabos


Basicamente, o piso elevado é formado por placas modulares sustentadas por pedestais metálicos que os deixa suspenso, formando assim o vão entre o piso e o contrapiso. Esse espaçamento é extremamente prático para a passagem de cabos dos mais variados tipos, incluindo elétricos, de dados e de voz.
Essas placas podem ser produzidas com diferentes materiais, incluindo chapas de aço preenchidas com argamassa à base de cimento, lâminas termoplásticas (principalmente de polipropileno), formas de PVC com enchimento de massa mineral e até de gesso misturado a fibras de materiais reciclados.
Os revestimentos também são variados, como carpete, vinílico, madeira, laminado melamínico, porcelanato, granito e mármore. Estranhou a presença de pedras como revestimento? Pois bem, pisos elevados também podem ser aplicados em áreas externas, embora isso seja menos comum.
Por todos essas características abordadas até aqui é que o piso elevado é considerado a solução ideal para esconder e organizar cabos em projetos de Arquitetura Corporativa. Para complementar essa funcionalidade, a Valemam oferece uma série de produtos capazes de potencializar a otimização de dinamismo e economia no ambiente de trabalho. Vamos conhecer algumas dessas soluções.
Caixa e suporte para piso elevado


As caixas para piso elevado são fixadas às placas por meio de um suporte que possui regulagem de altura, tornando-as muito práticas e versáteis tanto na hora da instalação quanto de realizar manutenções quando necessárias. Seus conectores laterais permitem a entrada de eletrodutos e contam com suporte de tomadas com 4 pontos de energia e 4 de RJ – ou seja, a mesma capacidade de pontos de energia e de dados das caixas de tomadas convencionais. O acabamento sofisticado é finalizado com tampas de alumínio fundido ou passa cabos em nylon.
Caixa de piso Zigus


Dotada de um sistema exclusivo de tampas tripartidas inspirado nas estruturas celulares dos cactos, a caixa de piso Zigus fornece energia de maneira extremamente segura, sem atrapalhar o tráfego de quem passa pelo escritório. Ela é uma solução versátil, elegante e discreta para alimentar diferentes tipos de equipamentos eletrônicos com o mínimo de risco para a circulação das pessoas e sem prejudicar a composição de design e decoração do espaço. São três simples peças complementares que dispensam parafusos, soldas e elementos de fixação.
Eficiência e beleza de mãos dadas
A dinâmica de trabalho nas empresas da sociedade contemporânea tem mudado bastante, de maneira cada vez mais dinâmica e muito mais preocupada com a combinação de produtividade e bem-estar entre os colaboradores. Essa demanda criou a especialização de profissionais da arquitetura e design de interiores, culminando na chamada Arquitetura Corporativa.
Tal segmento da arquitetura tem o grande desafio de criar ambientes que promovam aumento de eficiência, sem esquecer da identidade, missão e visão das empresas e muito menos deixar de lado a qualidade de vida de quem frequenta esses espaços. Ou seja, a premissa é de que funcionalidade e beleza andem de mãos dadas rumo ao sucesso.
Como vimos, um projeto de Arquitetura Corporativa é capaz de otimizar o espaço funcional de um escritório, reduzir o seu custo operacional, promover ergonomia e melhorar o conforto dos colaboradores.
Parte de tudo isso passa pela adoção de pisos elevados, soluções que se mantém como ideais para esconder e organizar todos os cabeamentos e até mesmo dutos de ventilação do ambiente. A versatilidade e a praticidade desse tipo de implementação resultam em maior funcionalidade e liberdade para adequações do espaço, sem a necessidade dos incômodos e caros “quebra-quebras”.
Assim, com impactos significativos e diretos nas finanças, os projetos de Arquitetura Corporativa têm muitas vantagens a oferecer para as empresas, as quais devem enxergá-los muito mais como investimento e menos como gasto.
Para ficar por dentro das novidades e tendências do universo da arquitetura, design e inovação em projetos, não deixe de acompanhar nosso blog. Até a próxima!