Conheça 6 patrimônios históricos recuperados com apoio da Valemam
O que é um prédio tombado?
O tombamento é a primeira ação de proteção e preservação dos bens culturais móveis e imóveis de valor cultural e importância histórica. Neste caso, não apenas a memória coletiva é preservada, mas todos os esforços e recursos investidos para sua construção. O intuito é preservar bens de valor cultural, histórico, arquitetônico e também que tenha um valor afetivo para a população. Sendo assim, um imóvel tombado não pode ser descaracterizado e muito menos destruído.
Neste contexto quando houver um trabalho de restauro destas edificações, é sempre importante dedicar tempo na escolha de soluções que impactem o mínimo possível na originalidade da obra.
Soluções para instalações elétricas aparente são sempre bem vindos. Pois além de evitar o tradicional quebra quebra, permitem que as instalações sejam limpas, praticas e independentes. Causando o mínimo de impacto na estrutura da edificação.
Abaixo iremos apresentar 6 projetos tombados pelo patrimônio histórico que utilizaram soluções Valemam.
O primeiro deles é o Museu do Rei Pelé, edifício escolhido para o museu foi o antigo Casarão Duplo do Valongo, que abrigou a Prefeitura Municipal e a Câmara, entre o final do século XIX e 1939, que permite desfrutar de uma linda vista do Porto.
A construção do museu teve um papel importante para a cidade de Santos, especialmente para o Centro Histórico do município. Depois disso, a área entorno do local na região do Porto de Santos, antes conhecida como as ruínas do Valongo, foi recuperada, o que impulsionou os investimentos na região o turismo local. Além de preservar a memória esportiva do Brasil, o museu garante a revitalização dos Casarões Valongo, um imóvel reconhecido por seu valor arquitetônico e histórico.
A solução utilizada para infraestrutura, foram as eletrocalhas modulares da linha Apis. Estão expostos no museu 2.545 itens, entre fotografias, camisas, chuteiras e outros objetos ligados à trajetória e vida do craque. O acervo inclui uma moeda de 400 réis como as que ele ganhava quando trabalhava como engraxate, aos 10 anos, e uma réplica da Taça Jules Rimet.
O Copan foi um dos grandes projetos para São Paulo apresentados por Oscar Niemeyer em 1951, encomendado para o IV Centenário da cidade (que viria a ser comemorado em 1954). A ideia era inspirada no Rockefeller Center, de Nova York, condomínio que unia um grande centro comercial e de lazer a residências.
A ideia principal, era fazer do Copan um grande centro urbanístico. O projeto original tinha 2 prédios sendo que um deles deveria conter 30 andares residenciais e um segundo edifício que abrigaria um hotel com 600 quartos. Os dois, seriam interligados por uma marquise no térreo e ali deveria ter garagens, cinema, teatro, entre outros.
Como curiosidade, vale destacar que o prédio tem a maior estrutura de concreto armado e maciço do país: 115 metros de altura, divididos em 32 andares e aproximadamente 120 mil m² de construção e ainda hoje é a maior estrutura de concreto armado do Brasil.
Seu formato em forma de “S” está sempre a vista das pessoas que passam pelas principais vias da cidade de São Paulo. Ele está localizado na Avenida Ipiranga, 200 e é considerado um dos símbolos da nossa cidade.
A obra tem um formato de S, o que faz chamar bastante atenção, trazendo um ar mais leve dentre as linhas retas que existem no local.
No ano de 2012, o Edifício Copan se tornou patrimônio da capital paulista.
As soluções da Valemam para distribuição de energia no piso, foram aplicadas no segundo pavimento e até hoje podem ser vista para quem visita o local.
O Edifício Banco Sul Americano do Brasil é um prédio localizado na Avenida Paulista, na esquina com a Rua Frei Caneca, zona central da cidade de São Paulo. Foi construído pelo escritório de arquitetura Rino Levi Arquitetos Associados, entre 1961 e 1963, inspirado no edifício Lever House, obra do arquiteto Gordon Bunshaft em Nova Iorque, construído em 1952.
O edifício é considerado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) como o mais eficiente em consumo elétrico de energia na localidade da Avenida Paulista. Totalmente adaptado às condições físicas e climáticas de sua localização, a arquitetura criada dispensa o uso de ar-condicionado, mesmo quando o sol bate diretamente na fachada principal.
O Banco Sul-Americano do Brasil, atual Itaú, foi tombado pelo Condephaat em 2010 e é apontado como o edifício mais energeticamente eficiente da avenida Paulista.
Em 2019 alguns andares foram restaurados e toda a estrutura original de concreto armado ficaram ainda mais evidente nas áreas internas. O que favoreceu a aplicação das soluções Valemam com colunas de tomadas da linha Ema e eletrocalhas modulares Apis. Assumindo e deixando aparente toda a infra de eletrica, voz, dados e CFTV.
Edifício Martinelli é um prédio localizado no Centro de São Paulo. Foi idealizado pelo italiano Giuseppe Martinelli e projetado pelo arquiteto húngaro Vilmos (William) Fillinger. Com 105 metros de altura, foi entre 1934 e 1947 o maior arranha-céu do país e, durante um tempo, o mais alto da América Latina. Gerou grande polêmica, pois, até esse momento, não havia nenhum outro prédio em São Paulo com altura elevada.
Foi completamente remodelado pelo prefeito Olavo Setúbal, em 1975, e reformado novamente em 1979.
Atualmente abriga órgãos municipais, como a Empresa Municipal de Urbanização de São Paulo (EMURB) e a Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB-SP).
A Valemam participou da revitalização de alguns andares de uso comercial desta edificação, fornecendo soluções para dutos e caixas com tomadas embutidas no piso.
A Casa Rosa foi a antiga sede da Fazenda Butantan, possivelmente construída no final do século 19, foi reformada para receber a família do então diretor do Instituto Butantan, Vital Brazil. Assim, em 1905, a singela construção rural ganhou aspecto sofisticado para a época, similar às residências urbanas contemporâneas dos novos bairros paulistanos. Passou por novas reformas: em 1928, com o objetivo de se tornar a residência temporária do cientista Afrânio do Amaral, que também foi diretor da instituição; e em 1931, para sediar o Grupo Escolar Rural.
As sucessivas intervenções, embora tenham alterado a construção, mantiveram certas características originais, como a fachada sudoeste e o frontão principal com suas portas e janelas. A coloração externa, supostamente amarela, tornou-se rosada desde meados dos anos 1970, o que lhe rendeu o apelido de “Casa Rosa”. Recentemente, se tornou o Museu da Vacina e abriga exposições interativas e históricas, oferecendo atividades complementares e promovendo palestras com o objetivo de incentivar o interesse pela ciência e ampliar o conhecimento da população sobre a importância da vacinação.
Todas as instalações de energia são aparente e utilizam as canaletas articuladas Frog Quadra, fabricação Valemam.
Museu Paulista da Universidade de São Paulo, também conhecido como Museu do Ipiranga, é o museu público mais antigo da cidade de São Paulo, cuja sede é um monumento-edifício que faz parte do conjunto arquitetônico do Parque da Independência. É o mais importante museu da Universidade de São Paulo e um dos mais visitados da capital paulista.
O museu foi inaugurado oficialmente em 7 de setembro de 1895 com o nome Museu de História Natural. Este importante símbolo da Independência do Brasil está vinculado à Universidade de São Paulo desde 1963, como uma instituição científica, cultural e educacional que exerce pesquisa, ensino e extensão com atuação no campo da História.
Atualmente o Museu do Ipiranga passa por um processo de restauração e modernização, visando a sua reabertura para as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil em 2022.
O Museu terá, ainda, uma nova área de 6.800 m², incluindo sala de exposições temporárias, salas para atendimento do programa educativo, café, auditório, loja e uma área confortável de acolhimento, tornando-o compatível com os grandes museus internacionais.
Neste contexto tivemos a felicidade de participar do projeto com nossa calha de piso Zigus, oferecendo de forma prática acesso a pontos de energia e rede especificados em determinados locais no piso do Museu.