Soluções inteligentes: maneiras para aplicar alumínio no seu projeto
Tendência no segmento da construção civil e da arquitetura, o alumínio está revolucionando a forma como os projetos são pensados. Dotado de uma versatilidade incomparável, ele é produzido em todos os formatos, cores e tamanhos. Suas propriedades incluem leveza, alta resistência, flexibilidade e baixa necessidade de manutenção, o que é um grande atrativo para os arquitetos.
Infinitamente reciclável, ele também é considerado um elemento indispensável para as construções verdes, preocupadas com o meio ambiente e com a utilização sustentável dos recursos naturais.
Com um custo acessível, o alumínio pode dar um toque especial ao seu projeto, seja na porção estrutural ou no acabamento. Veja a seguir como você também pode utilizar o alumínio em seus projetos.
Maneiras como o alumínio pode ser usado em projetos de arquitetura
Extremamente versátil, o alumínio pode ser utilizado nas mais variadas fases de um projeto, desde a sua construção até a aplicação de acabamentos e decoração. Confira algumas das opções disponíveis:
- Confecção de Andaimes
- Calhas
- Canaletas para fios articuladas
- Coberturas completas ou em vidro
- Decorações em alumínio fundido
- Divisórias de ambientes
- Esquadrias de alumínio (incluindo portas, janelas e outros elementos)
- Fachadas
- Painéis de revestimento impermeabilizantes
- Perfis
- Pergolados
- Pisos e rampas antiderrapantes
- Revestimentos internos
- Telhas para fechamento vertical

Mais do que uma solução focada na praticidade, o alumínio pode ser trabalhado com diversas técnicas para produzir efeitos surpreendentes na finalização dos ambientes. Um exemplo único é a fachada do CaixaForum Sevilla, na Espanha, confeccionada em espuma de alumínio.


O nome é dado pela textura obtida ao injetar ar enquanto o material ainda está fundido. O resultado é um misto entre brilho e porosidade que engana os olhos do observador, assumindo efeitos diferentes de acordo com o ângulo sob o qual é visto. Certamente um visual que destaca qualquer projeto.


As estruturas confeccionadas em alumínio também são perfeitas para a criação de pendentes, spots e luminárias de mesa, adaptáveis a qualquer forma, sejam retas ou curvadas. Elas contam ainda com o benefício da alta refletividade, que otimiza o consumo de energia elétrica.
Quando usado em telhas e coberturas, o material garante temperaturas internas mais baixas e confortáveis para as pessoas, refletindo boa parte da radiação térmica recebida do sol.
Revestimento em telhas de alumínio (Imagem: Belmetal)


Vantagens de usar Alumínio no seu projeto
1. Leve, mas sem perder a resistência
O alumínio tem uma grande vantagem em relação aos materiais tradicionais utilizados na arquitetura e na construção civil: o peso. Sua densidade é de aproximadamente 2,7g/cm³, especialmente baixa quando comparada à do aço carbono comum, com 7,9g/cm³.
Apesar de leve, ele pode suportar grande cargas. Por isso é aplicado em projetos como pergolados de vidro, fachadas comerciais e divisórias, mantendo a estética dos ambientes com seus perfis estreitos, resistentes e elegantes.
2. Durabilidade prolongada
Outra vantagem importante do alumínio é a resistência a intempéries e corrosão. Sua vida útil estimada é superior a 40 anos, período que pode ser facilmente prolongado com os cuidados adequados.
A resistência à oxidação se deve ao óxido de alumínio (Al2O3), composto químico que se forma na superfície do metal. Ele age como uma barreira natural contra agentes externos e impede o avanço da corrosão de forma bem superior à dos outros metais – que frequentemente precisam ser tratados com pinturas especiais e isolamentos.
Essa característica, aliada à impermeabilidade, faz do alumínio uma ótima escolha para rampas, coberturas e fechamentos.
3. Baixa manutenção
Não bastasse a sua resistência à oxidação, o alumínio também é de fácil manutenção. Sua estrutura mantém a sujeira na superfície, o que torna a limpeza uma tarefa rápida. Basta água e sabão neutro para remover a maior parte das impurezas.
Riscos superficiais e manchas podem ser removidos com pastas de polir, quando falamos do material em sua cor natural. Ele também não se deforma com a exposição ao sol, não apresenta rachaduras e mantém a sua aparência inicial ao longo do tempo, garantindo o visual projetado pelos arquitetos.
4. Acabamento preciso
Produzido em diversos formatos e espessuras, o alumínio é facilmente moldado ou cortado, se adaptando às características únicas de um projeto. Sua maleabilidade permite elementos curvados, enquanto a facilidade de corte garante um acabamento impecável, feito realmente sob medida.
Quando utilizado em sua cor natural, ele confere ao projeto uma aparência moderna, de estilo industrial. É a opção certa para quem busca um design funcional, sem perder a sofisticação.
Com a pintura por anodização, as peças podem ser coloridas ou texturizadas, muitas vezes imitando outros elementos. Um exemplo é a própria madeira. Como resultado, os profissionais que optam pelo alumínio podem soltar a imaginação, sem ter que se preocupar com as limitações apresentadas pelas soluções tradicionais.
5. Você, ajudando a preservar o meio ambiente
O uso do alumínio não é uma tendência apenas pelas suas praticidades no projeto. Frequentemente associado a construções verdes, o material é altamente reciclável, reaproveitável a partir de sucatas, de produtos com vida útil esgotada ou até mesmo das sobras do processo de produção.
Após separado, limpo e fundido a uma temperatura de aproximadamente 700 graus, o metal pode ser empregado novamente na fabricação de qualquer produto. Caso fosse apenas descartado, ele demoraria entre 100 e 500 anos para de decompor no solo. Felizmente, o Brasil está entre os maiores recicladores do mundo, reaproveitando cerca de 98% de tudo que é produzido – aproximadamente 360 mil toneladas, segundo dados da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). O processo de reciclagem leva entre 30 e 40 dias.
6. Economia em vários sentidos
A leveza do metal se traduz na facilidade do transporte, reduzindo os custos de frete e a emissão de poluentes devido à queima de combustíveis fósseis. Os profissionais que fazem o manuseio das peças também têm mais segurança durante as instalações. O alumínio também gera economias no seu projeto das seguintes formas:
- Facilidade de instalação devido à estrutura leve e moldável
- Alta resistência à corrosão, tornando desnecessários gastos com preparações
- Baixa necessidade de manutenção para o cliente
- Melhor aproveitamento de luz natural devido às estruturas reduzidas
- Possibilidade de personalização através de pintura e anodização
Design aliado à funcionalidade
Falando em economia, uma das soluções mais inteligentes quando mencionamos projetos arquitetônicos é a utilização das canaletas articuladas para a passagem dos fios. Instaladas sobre as paredes, elas oferecem fácil acesso aos cabeamentos e garantem um acabamento único, remetendo à tendência do design industrial.
Em vez de superfícies quebradas e dias de espera até a finalização da obra (o que resulta em muita sujeira, mão de obra e gastos com produtos para acabamento), as canaletas oferecem uma alternativa quase instantânea, estando prontas para receberem as fiações necessárias. O resultado final é um visual arrojado, sem dores de cabeça para o cliente.
Atendendo às suas necessidades
A melhor parte de usar as canaletas articuladas é que o layout pode ser revisto a qualquer instante, se adaptando às novas necessidades do cliente. Precisa de mais tomadas? Sem problemas! Quer mudar a mesa de lugar e precisa remanejar as calhas para o outro lado da sala? Fácil, em instantes a mudança está feita.
Agora que você conhece as principais vantagens do alumínio, que tal aplicá-lo em seu projeto? Estamos esperando a sua visita!
Fonte(s): ABAL, Archdaily, Stant, APAL, e Engenharia Sustentável