Escritórios compartilhados crescem no Brasil
Coworking é uma nova forma de pensar o ambiente de trabalho. Seguindo as tendências do freelancing e das start-ups, os coworkings reúnem diariamente milhares de pessoas a fim de trabalhar em um ambiente inspirador. O Censo Coworking Brasil mostra que esta tendência vem se multiplicando. Em 2017, havia 810 espaços de coworking no Brasil, e esse ano esse número saltou para 1.194 espalhados em 169 municípios com mais de 150 mil habitantes. Estes espaços movimentaram R$ 127 milhões em 2018, aumento de 57% em relação a 2017. São Paulo é o Estado com maior número de coworkings.
O crescimento no número de espaços compartilhados, de 48%, não é tão espantoso quanto o visto em 2017, de 114% em relação ao ano anterior. Mas segundo o estudo, em 2018 esses espaços começam a se organizar e amadurecer.Todo esse êxito é produto de uma ideia simples: profissionais independentes que procuram um espaço democrático em que possam desenvolver seus projetos sem o isolamento do home office ou as distrações de espaços públicos.
No coworking, você encontra ambientes especialmente pensados para o trabalho autônomo, muito networking com pessoas de diversas áreas e toda a infraestrutura necessária.
Com esta mudança na arquitetura, se ampliou ainda mais a necessidade de soluções que ofereçam acesso a infraestrutra de energia, voz e dados para estes ambientes que mudam constantemente de layout. Com isso algumas soluções ficaram para trás e outras ganharam força. Um exemplo claro deste cenário pode ser visto quanto proprietários de lojas resolvem fracionar o espaço em ambientes menores que possibilitam o uso por um número maior de profissionais para ocupá-los, pagando um valor menor porém com toda infraestrutura necessária.
Muitos arquitetos optaram por assumir cada vez mais a infraestrutura para distribuição de energia e rede de dados e com isso soluções como : eletrocalha modular Apis, canaleta articulada Frog e as colunas Ema surgem como soluções ideias para aplicação em projetos como os dos coworkings espalhados por toda cidade, proporcionando assim uma instalação independente, com aspecto industrial e extremamente pratica e segura.