Cocriação: Veja como desenvolvemos soluções de forma colaborativa
O mercado está em constante evolução. O cenário cada vez mais competitivo vem exigindo das empresas uma adaptação rápida, baseada na integração entre seus diferentes setores para atingirem uma atuação eficiente, focada em resultados. Neste contexto, a ideia de inovação deixa de ser um diferencial, devendo ser encarada como instrumento para a sobrevivência, exigindo direcionamento estratégico e uma visão clara dos rumos a serem trilhados.
É por essa razão que o conceito da cocriação vem ganhando adeptos em todos os segmentos, sendo uma poderosa ferramenta para integrar os stakeholders, abrir novas formas de comunicação e pensar em soluções efetivas, com base na real necessidade dos usuários.
Dados revelam que mais de 60% das empresas do país já utilizaram o processo de cocriação com seus consumidores para obter resultados diferenciados, sendo uma das fortes tendências para os próximos anos. Hoje falaremos sobre o que é a cocriação e como utilizamos isso na Valemam para chegar a soluções eficientes, com a colaboração dos nossos clientes.
O que é a cocriação?
Cocriar significa “criar junto”, envolver todos os interessados em um projeto, coletando diferentes pontos de vista em prol da construção de uma solução real, que gere satisfação e atenda às necessidades apresentadas pelo cliente. É uma forma de interação social, baseada na elaboração coletiva de produtos e soluções.
Os pioneiros na utilização e divulgação do termo foram dois indianos: Prahalad e Ramaswamy, que escreveram o best-seller “O futuro da competição”. Segundo os autores, cocriação envolve “compartilhar e estabelecer os elementos fundamentais para que ocorra a inovação”.
Para isso, aborda-se o conjunto DART (diálogo, acesso, risco e transparência), de forma que os indivíduos, no papel de consumidores, e suas experiências são incorporadas como elementos-chave do processo.
A cocriação pode se desdobrar por diferentes fases do projeto, tais como brainstorm, prototipagem e feedback.
9 vantagens da cocriação
- Agrega diferentes pontos de vista
- Baseia-se na experiência real das pessoas e empresas
- Coloca o usuário e o problema no centro de tudo
- Integra os stakeholders ao desenvolvimento do produto
- Desperta nos envolvidos a sensação de pertencimento
- Estimula um melhor relacionamento entre as partes
- Evita falhas no projeto ao considerar soluções vindas de diferentes áreas
- Permite um feedback aberto e rápido, graças ao canal de comunicação previamente estabelecido
- Oferece soluções reais, baseadas na necessidade exata do cliente
Ao optar pela cocriação, a empresa adota uma postura aberta a novas ideias, agregando a experiência e a criatividade de diferentes setores. Este modelo gera engajamento de todos os envolvidos, proporcionando resultados finais assertivos, que atendem à necessidade dos clientes.
Os problemas são debatidos sob diferentes pontos de vista, integrando sugestões dos participantes. O impacto desse modelo é perceptível principalmente na hora da implementação, fazendo com que as pessoas se sintam parte do projeto, zelando por sua qualidade e entrega. O resultado é uma melhor experiência para consumidores e a melhora da percepção da marca.
Como funciona a cocriação com clientes na Valemam
Envolver o cliente no processo de fabricação e busca de um resultado que gere satisfação é uma prática comum na Valemam, desde sua fundação (1994). Para nós, o fundamental é atender à demanda dos nossos parceiros da melhor forma possível, otimizando o projeto de acordo com o espaço, budget e aplicações necessárias.
Vemos na parceria junto aos nossos clientes uma forma de elevar ainda mais a qualidade de nossos produtos, seja por meio da cocriação ou pela proposta de novos desafios a serem solucionados.
A Valemam tem soluções sob medida e avalia quais são as melhores alternativas em conjunto com o cliente. Realizamos um atendimento personalizado e estamos completamente abertos a novas sugestões, seja para adaptar aquilo que já possuímos em nosso portfólio ou para construir ideias inéditas.
Confira abaixo alguns dos cases que resultaram do processo de cocriação entre a Valemam e nossos parceiros:
Maria Farinha Filmes e +K – Uma parceria para a inovação
Escolhida para idealizar os novos escritórios da Maria Farinha Filmes, a +K Arquitetura precisava entregar um projeto não apenas bonito, mas também funcional. Uma das exigências do cliente era a utilização de tampos de madeira nas mesas, com fácil acesso a tomadas e outros tipos de conexão, sem perder a qualidade estética do acabamento.
Este foi um enorme desafio para a Valemam e para o Estúdio Paulo Alves Marcenaria. Depois de entender exatamente as necessidades da equipe Maria Farinha Filmes, chegamos a uma solução elegante: o módulo de mesa Frog.
Desenvolvido sob medida para a demanda do cliente, este sistema embutido armazena todos os equipamentos necessários para quem trabalha na estação, a exemplo de tomadas, portas de carregamento USB e portas de rede, trazendo praticidade para o dia a dia dos funcionários.
Com um acabamento de primeira linha, os componentes podem ser ocultados por tampas deslizantes, instaladas sobre pequenos trilhos feitos no móvel. Uma vez encerradas as atividades, basta desligar os equipamentos e cobrir os módulos para ter uma mesa de alto padrão, com visual moderno.
Você pode ver um pouco mais sobre esse projeto no vídeo abaixo:
Case Sodexo – Criatividade no ar
A Sodexo desafiou a Valemam a pensar em uma forma de entregar energia e conectividade em um ambiente de inovação, onde várias pessoas atuariam simultaneamente. Com uma parceria envolvendo Valemam, Illi Engenharia e Sodexo, chegamos a uma solução completamente personalizada: colunas suspensas.
Tendo uma estrutura robusta confeccionada sob medida em alumínio extrudado, as colunas foram ancoradas no teto, levando até perto das mesas todas as conexões necessárias. Há clusters de energia, voz e dados, contendo tomadas, portas USB e portas de rede. A tampa articulada ao longo do equipamento facilita qualquer manutenção ou mudança de layout.
Essa ideia não apenas atende às pessoas trabalhando simultaneamente nas mesas, como também mantém a superfície completamente livre, valorizando todo o espaço para que os colaboradores possam mergulhar em seus projetos sem qualquer tipo de distração.
Amylton Quirino (gestor de obras da Illi Engenharia) destaca a mobilidade proporcionada pelo projeto. As mesas podem ser deslocadas livremente de acordo com cada atividade, algo perfeito para um ambiente de inovação e criatividade. Você pode ver mais sobre o projeto assistindo ao vídeo abaixo:
Case Metrô de São Paulo – Uma solução de grande porte
Outro grande desafio, desta vez trabalhado em conjunto pela Valemam e pela companhia do Metrô de São Paulo. Nosso cliente necessitava de uma solução para acomodar todo o cabeamento das plataformas de embarque, utilizando um sistema paralelo. Entre os requerimentos estavam fatores como:
- Utilização de materiais de alta durabilidade, resistentes à corrosão
- Facilidade de acesso para a manutenção, sendo necessário um fechamento seguro
- Atenção às normas técnicas determinadas pelo projeto do metrô
- Acabamento em pintura epóxi pó, com 80 micras de proteção
Depois de estudarmos cada um dos espaços e a estrutura dos locais, chegamos à proposta de um sistema de canaletas aparentes, fixadas nas laterais da plataforma. Cada uma das calhas recebeu divisões especiais internas e alterações na altura do equipamento para proporcionar o melhor fechamento, acomodação e segurança. Mesmo com todos os ajustes e a adição de sistemas modificados, mantivemos cerca de 80% da área interna livre.
O resultado? Instalamos 2.500 metros lineares de canaletas, passando pelas estações Paulista, Pinheiros, Butantã e Brigadeiro Faria Lima, um trabalho que levou apenas 10 dias desde o período de produção até a entrega, já inclusos os acessórios especiais.
A solução desenvolvida em parceria com a Valemam não apenas possibilitou uma melhor acomodação dos cabos, como também economizou a utilização de mais de 2 mil metros de eletrodutos, proporcionando um ganho estético em relação ao equipamento tradicional, além de reduções consideráveis no fim da obra (chegando a 40% de economia).
Case Viação Cometa – Mais comodidade para os viajantes
Comprometida com a entrega de um excelente serviço de transporte rodoviário, a Viação Cometa procurava uma forma de proporcionar ainda mais comodidade aos seus clientes. A solução pensada com a Valemam foi um conjunto de tomadas e portas USB que permitem a recarga de celulares, tablets, notebooks e até mesmo outros aparelhos.
O equipamento instalado é quase imperceptível, não afetando a estética dos ambientes. Além disso, eles seguem um rígido padrão normativo, tendo tomadas de 10 Amperes e saídas USB com 5V, garantindo a compatibilidade com os mais diversos aparelhos eletrônicos.
Com isso, muitos dos viajantes agora podem se comunicar, trabalhar ou até mesmo se divertir enquanto esperam pela partida de seus ônibus.
O projeto foi considerado um grande sucesso e está sendo implementado em terminais de São Paulo e do Rio de Janeiro. O objetivo da empresa agora é fazer uma modernização gradativa de suas estações, levando conforto para cada vez mais pontos do Brasil.
Case – Aeroporto Internacional de Guarulhos
Copa do Mundo de 2014. Pessoas do mundo inteiro circulavam pelos corredores do aeroporto Internacional de Guarulhos, sedentas por cobertura de sinal telefônico e por uma forma de recarregar seus celulares, tablets e notebooks. A solução desenvolvida foram os Tótens Charger Piso, unindo funcionalidade, estética e resistência.
Instalados no chão, esses equipamentos não possuem nenhuma peça frágil, sendo ideais para ambientes de alta circulação de pessoas. Trabalhamos em tempo integral com a equipe técnica da empresa gestora, identificando juntos os pontos críticos onde era necessária a instalação.
Ao todo, foram fornecidos cerca de 100 tótens, totalizando 400 tomadas e 400 portas USB. Uma “salvação” para os viajantes e turistas que precisavam de seus aparelhos para confirmar passagens e se comunicar com seus amigos e familiares.
—
Ficou interessado na proposta da cocriação? Para se inspirar um pouco mais, consulte outros dos projetos especiais desenvolvidos pela Valemam. Quem sabe não encaramos o próximo desafio juntos?
Fontes: Valemam, Aldeia, Época Negócios