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Projetos
Valemam Blog
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fevereiro 17, 2020

Como o design funcional pode transformar o seu escritório?

Com empresas buscando a cada dia maior competitividade no mercado, a Arquitetura Corporativa tem ganhado muita visibilidade e reconhecimento nos últimos anos por proporcionar ganho de produtividade aliado ao bem-estar dos colaboradores.

Por meio do design funcional pensado para cada caso, esse segmento da arquitetura pode transformar o ambiente de trabalho não só o tornando mais bonito, elegante ou moderno, mas também ajudando na melhoria de processos, qualidade de vida e motivação dos funcionários e consequente percepção de confiança dos clientes.

Em suma, quando falamos de projetos de Arquitetura Corporativa, a praticidade, o conforto e a beleza andam de mãos dadas e o resultado de tudo isso é o aumento no rendimento da empresa como um todo.

E as pessoas estão mais atentas a esses aspectos da rotina corporativa. Estudo realizado pela Sociedade Americana de Designers de Interiores aponta que o espaço de trabalho é a terceira maior preocupação dos funcionários de uma organização, ficando atrás apenas do salário e dos benefícios oferecidos.

Descubra nesta publicação como o design funcional pode mudar a estrutura e a produtividade de escritórios, promovendo incremento na lucratividade dos seus clientes, e conheça algumas das soluções da Valemam capazes de tornar seus projetos mais eficientes e menos complicados, incluindo a eletrocalha modular APIS, a canaleta para fios articulada FROG e as colunas articuladas EMA.

1. Iluminação adequada

Um projeto arquitetônico é composto por diversas segmentações de estudos e planejamentos, sendo a seção luminotécnica uma das mais importantes, principalmente quando estamos falando de ambientes corporativos. Várias pesquisas científicas comprovam que a iluminação possui impacto direto na nossa produtividade, humor e até mesmo o potencial de influenciar decisões.

Ou seja, um escritório com iluminação inadequada impede que os colaboradores obtenham o seu máximo desempenho, isso sem contar possíveis danos à saúde como cansaço visual, ressecamento ocular e enxaqueca. Essas condições podem alcançar níveis que o funcionário precisa se afastar de suas atividades, o que representa prejuízo para a companhia.

Assim, o nível de incidência de luz (de preferência iluminação natural) deve ser pensado e planejado para as atividades que serão realizadas no ambiente projetado. Entender todas as necessidades de cada cliente é fundamental para a construção de designs funcionais que entregarão os resultados esperados.

Se a entrada de luz natural não é a ideal, a iluminação artificial pode sim compensar a falta de luminescência solar. Nesse sentido, o conceito de iluminação difusa tem sido amplamente adotado, pois o fluxo luminoso é distribuído de maneira uniforme por todo o ambiente, e com a escolha correta da temperatura e intensidade das fontes luminosas, evita-se incômodos oculares.

Além disso, o projeto luminotécnico representa economia com gastos de energia elétrica. Nesta matéria, trazemos diversas soluções que devem ser consideradas para reduzir a conta de luz dos seus clientes. Entre elas estão as eletrocalhas modulares APIS.

Projeto com Eletrocalha Modular Apis
Foto: Acervo Valemam

Inspirado nas colmeias das abelhas, esse produto da Valemam é totalmente modular, permitindo o ajuste de tamanho das estruturas luminosas de acordo com a demanda de cada projeto. Com isso, você pode testar várias composições de iluminação com facilidade para alcançar o máximo de eficiência luminosa e energética.

Essa flexibilidade se estende para momentos de eventuais mudanças de layout, possibilitando que a reestruturação do escritório seja realizada sem a necessidade de grandes obras. Além disso, o design das eletrocalhas APIS elimina o uso de forros, promovendo maior integração com o visual do ambiente e praticidade na adaptação das luminárias e spots a qualquer altura. 

Usando alumínio como material de fabricação, as peças combinam estrutura rígida o suficiente para proteger os cabos com leveza, facilitando o acesso seguro à fiação na hora da instalação e manutenção. Uma solução totalmente funcional que complementa a estética do projeto arquitetônico.

2. Móveis planejados e funcionais

Pensando no melhor aproveitamento de cada centímetro quadrado da planta, a escolha por móveis planejados é a melhor saída. Com a maior parte do mobiliário projetada para aquele espaço, o escritório se torna completamente adaptado à rotina dos colaboradores e à identidade e visão da empresa.

Contudo, antes de adquirir qualquer mobília é essencial que o layout seja muito bem analisado, levando em consideração não apenas a metragem, mas como o fluxo de pessoas deve ocorrer ali dentro e a harmonia com os elementos de decoração, evitando assim gastos desnecessários que podem comprometer o orçamento destinado para essa etapa do projeto.

E se o assunto é mobiliário há um conceito que jamais pode ser deixado de lado: a ergonomia. Ambientes de trabalho que pretendem ser funcionais e de alta produtividade devem dar prioridade para elementos que proporcionem saúde e bem-estar para quem trabalha neles.

A premissa da ergonomia é a utilização de mobiliários que permitam a realização das atividades em condições físicas e psicológicas ideais, reduzindo e até mesmo eliminando riscos de acidentes e doenças ocupacionais.

Por exemplo, as dimensões e funcionalidades das mesas precisam estar de acordo com as tarefas demandadas pelo profissionais que as ocuparão. As cadeiras precisam ter encostos adequados para as costas e braços e regulagem de altura para que possam se adaptar a diferentes biotipos corporais. Investir em produtos versáteis e de qualidade, mesmo que sejam um pouco mais caros, deve ser levado em conta, pois proporcionam usos variados e alta durabilidade – o que retarda gastos com reposição ou renovação do mobiliários.

3. Integração das áreas

Layouts com o modelo de “open space” estão em alta entre os projetos de Arquitetura Corporativa, especialmente em empreendimentos do tipo coworking e empresas com uma visão moderna de trabalho. A ideia desse conceito é promover ambientes que integrem diferentes áreas, favorecendo a troca de informações e conhecimentos. Uma comunicação fluida é sinônimo de decisões mais ágeis e assertivas.

Nessas otimizações de espaços corporativos o bom e velho ditado popular “menos é mais” se faz muito presente. Contudo, ter uma composição minimalista e simplificada não quer dizer que o ambiente não possa ser também prático, funcional e bonito. Pensando em abranger todas essas características, a Valemam desenvolveu a coluna articulada EMA.

Ela é um sistema vertical do tipo piso teto para a condução de cabos de energia, voz e dados para áreas que ficam distantes das paredes. O intuito é que o espaço ganhe funcionalidade por toda a sua extensão, possibilitando o carregamento de eletrônicos e a conexão de qualquer canto do ambiente. Isso, claro, sem que a estética projetada para ele seja afetada.

As colunas articuladas EMA possuem estrutura leve e resistente em alumínio extrudado, dando à sua composição versatilidade de aplicação. Outro destaque dessa solução é o sistema exclusivo de tampas articuladas, facilitando o acesso aos cabeamentos durante instalação e manutenção.

Um case de sucesso do produto foi o projeto desenvolvido para a Politécnica da USP, no qual as colunas articuladas EMA espalharam pelo espaço de estudo dos alunos tomadas, pontos de rede, conexões USB e compartilhamento de imagens por HDMI. Confira o vídeo abaixo com detalhes sobre esse projeto.

4. Flexibilidade de layout

Você deve ter reparado que mencionamos algumas vezes flexibilidade e versatilidade como aspectos essenciais dentro dos projetos de Arquitetura Corporativa. Isso não foi por acaso. Com um mercado cada vez mais acirrado e competitivo, independentemente do segmento dos seus clientes, as empresas necessitam ter produtos e serviços mais dinâmicos, que acompanhem a rápida e constante mudança de comportamento dos consumidores.

Consequentemente, a estruturação física que suporta a produção e o fornecimento desses produtos e serviços precisa acompanhar esses redirecionamentos. Ou seja, possuir um escritório que permita readequações de layout de forma rápida e barata deixou de ser um “luxo” e passou a ser uma necessidade das organizações.

As canaletas articuladas FROG são a solução perfeita para colaborar nessa flexibilidade de composição do ambiente de trabalho. Com dutos dedicados para diferentes tipos de cabos, seja de energia ou de telecomunicações, e tampas articuladas com patente exclusiva, essas estruturas permitem que as tomadas sejam trocadas de lugar com pouquíssimo esforço.

Canaleta Frog
Foto: Acervo Valemam

Assim, se necessário movimentar pontos de energia e rede devido a alterações do layout do escritório, não será preciso daquele tradicional quebra-quebra em paredes. Além disso, sua estrutura em alumínio promove simultaneamente proteção aos fios e acabamento premium e os stickers com variadas cores e visuais tornam as canaletas articuladas FROG personalizáveis e adaptáveis com qualquer projeto. No vídeo abaixo você confere detalhes da praticidade de instalação dessa solução.

Esconda fios e cabos

Indo um pouco mais fundo nesse assunto de fios, a rotina dentro de um escritório envolve inevitavelmente uma infinidade de equipamentos eletrônicos, como computadores, celulares, impressoras, televisores, painéis informativos, entre muitos outros, o que resulta em um emaranhado de cabos – cenário que além de passar uma sensação de desorganização pode ocasionar acidentes.

Além das canaletas articuladas FROG, o investimento em pisos elevados pode ser bastante interessante. Esse tipo de aparato é ideal para projetos de Arquitetura Corporativa quando o objetivo é esconder cabeamentos e dutos de ventilação e cooperar com a versatilidade do espaço, pois também permite que o layout seja repensado com maior facilidade e praticidade.

5. Áreas de lazer e relacionamento

Conforme mencionamos anteriormente, a rotina dentro dos escritórios pode ser extremamente corrida e estressante. Para evitar desgastes físicos e emocionais desnecessários e promover maior bem-estar e consequente produtividade entre os funcionários, as empresas têm apostado na criação de áreas específicas para o convívio e o lazer.

A finalidade desses espaços é servir como uma válvula de escape, para que os colaboradores possam espairecer, conhecer melhor os colegas de trabalho, aliviar as tensões e voltar para suas mesas com a “cabeça” em pleno funcionamento. Mais do que uma copa com microondas e máquina de café, esses ambientes podem oferecer assentos confortáveis, redes, mesa de sinuca e ping pong, video games e o que mais a criatividade, a identidade e a visão da empresa permitir.

Inclusive, em muitas companhias esses espaços passam a ser usados até para a realização de reuniões menos formais ou locais para trocas de ideias no desenvolvimento de projetos e produtos. E entre um café e outro, uma partida de sinuca ou uma chamada de vídeo com um parceiro, pode surgir a necessidade de carregar o celular ou o notebook. Nesse momento a família de carregadores coletivos TUCA pode salvar baterias, e quem sabe negócios.

Carregador Coletivo Tuca
Foto: Acervo Valemam

Com diferentes formatos, essa linha é uma solução inteligente para permitir que as pessoas que frequentam o escritório do seu cliente encontrem uma fonte simples, prática e humanizada de alimentar aparelhos eletrônicos.

Cocriação como solução efetiva

Exploramos diversas soluções para que o design funcional possa realizar uma verdadeira transformação nos escritórios dos seus clientes. Contudo, para que um projeto de Arquitetura Corporativa seja realmente efetivo é primordial que todos esses elementos estejam devidamente alinhados em suas funcionalidades.

É pensando nessa harmonia e eficiência que a Valemam adota uma metodologia de cocriação com seus parceiros e clientes. O propósito da companhia não é simplesmente oferecer um produto para a composição do projeto arquitetônico, mas encontrar a melhor solução para cada situação. Saiba mais sobre o método de cocriação da Valemam.

Um projeto de sucesso orquestrado colaborativamente foi o da empresa Sodexo. Essa companhia precisava tornar um ambiente de inovação utilizado por várias pessoas simultaneamente mais conectado e com melhor eficiência energética. Por meio do uso de colunas articuladas EMA com adaptações específicas para aquela sala, os usuários ganharam um espaço de trabalho mais dinâmico, fomentando a interação de seus colaboradores de maneira simples e prática. No vídeo abaixo você acompanha os resultados desse case.

Acompanhe nosso blog para continuar ligado às novidades e tendências de arquitetura, design de interiores e inovação em projetos. Até a próxima!

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